“(…) Então compartilho uma tese, de que a leitura não é um dever, é um prazer.”

Nossa História

A Baixada Literária é uma Rede de Leitura que surgiu de uma necessidade da comunidade em desenvolver hábitos de leitura e melhorar a qualidade da leitura e escrita na população dos bairros periféricos do Município de Nova Iguaçu. Incentivada pelo Programa Prazer em Ler do Instituto C&A se tornou um movimento literário no Município integrando vários atores em prol do livro, leitura, literatura e Bibliotecas. O sentimento pela leitura como direito humano e ferramenta de transformação se tornou cada dia mais pulsante entre os mediadores e leitores que frequentam diariamente as bibliotecas comunitárias da Rede.

As experiências vivenciadas nas atividades literárias (contação de histórias, jogos literários, saraus, concursos de poesias, bate papo com autores, visitas a feiras literárias) estimulam a imaginação e despertam o interesse na escrita e na leitura. Durante esses anos as bibliotecas que integram a Rede buscaram aprimorar o trabalho, investindo na adequação dos espaços físicos, na organização e qualificação do acervo literário, na formação da equipe, na articulação, no enraizamento comunitário, na comunicação, na gestão compartilhada e principalmente na Incidência política.

No período de 2011 a 2014 dedicou esforços e estabeleceu parcerias para elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, aprovado na lei 4.439/2014 em novembro de 2014.

Um grande passo, que trazia um novo desafio: a efetivação de suas ações com orçamento público.
Nesse caminho, foi necessário adquirir habilidades de incidência política, articular com outros agentes culturais e o poder público. Todo esse movimento colocou o município como pioneiro na Política de  Leitura no país, sendo o primeiro a aprovar o plano em lei com percentual orçamentário definido.

Com isso, a Rede Baixada Literária tornou-se uma referência para compartilhar suas experiências, sendo seus integrantes convidados para diversos eventos literários pelo Brasil.