Conferência do PMLLB

DSC05053_739x600

A Conferência do PMLLB, realizada na semana passada na Casa de Cultura, foi um importante marco na direção de incluir Nova Iguaçu no mapa das cidades brasileiras que já têm seu plano de livro e leitura. A participação de diversos setores da sociedade civil e o compromisso do poder público, representado pelo prefeito Nelson Bornier, fortaleceram o movimento pela implantação de um política pública que garanta e democratize o direito à leitura na cidade.
Na abertura do evento, o prefeito Nelson Bornier garantiu o apoio do executivo ao Plano que vem sendo debatido pelo Grupo de Trabalho GT Iguaçulendo, formado por representantes da sociedade civil e do poder público. Somando-se à iniciativa do movimento social, encabeçado pelas bibliotecas comunitárias, escritores, poetas e professores, que teve início em 2011, ganhamos o respaldo do executivo, através das secretarias de Ação Cultural e Educação, da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) e o apoio da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal.
Após a leitura da minuta base do PMLLB, elaborada pelo GT Iguaçulendo, os participantes se dividiram em grupos de discussão dos 4 eixos que compõe o Plano – Democratização do acesso, Fomento à leitura e formação de mediadores, Valorização da leitura e políticas públicas e Desenvolvimento da economia do livro – para aprofundar propostas e discutir sugestões que estarão contempladas no documento final, que será encaminhado ao executivo e submetido à Câmara Municipal ainda este ano.

Após a leitura da minuta base do PMLLB, elaborada pelo GT Iguaçulendo, os participantes se dividiram em grupos de discussão dos 4 eixos que compõe o Plano

 

No auditório da Casa de Cultura também se apresentaram os poetas iguaçuanos Moduan Mattos, Ivone Landim e Lírian Tabosa, além de um grupo de leitores de nossas bibliotecas que mostraram, em primeira mão, o flashmob que está sendo ensaiado para a Parada do Livro, que acontecerá no Calçadão de Nova Iguaçu, no dia 13 de novembro, mais um evento de apoio e divulgação do PMLLB.
Estiveram na mesa de abertura da Conferência: o prefeito Nelson Bornier, Wagner D’Almeida, secretário de Ação Cultural, vereador Ferreirinha, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, Malena Xavier, bibliotecária do SNBP – Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, Prof. Lucia Helena Lopes, coordenadora do Curso de Formação Continuada de Professores da UFRRJ, Marcos Ribeiro, presidente da FENIG e Maria do Rosário, do GT Iguaçulendo.

COMPARTILHAR

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

SOBRE

A Baixada Literária é uma Rede de Leitura que surgiu de uma necessidade da comunidade em desenvolver hábitos de leitura e melhorar a qualidade da leitura e escrita na população dos bairros periféricos do Município de Nova Iguaçu.