Aprovação do PMLLLB

No dia 18 de novembro tivemos uma importante vitória na Câmara Municipal com a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei nº 4.439 instituindo o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Nova Iguaçu.
Entre o início do debate e a votação de ontem, com a presença de 24 dos 29 vereadores, se passaram quase 4 anos de debates, reuniões, idas e vindas, mobilização e desmobilização, 3 Paradas do Livro, 1 Seminário, 1 Audiência Pública e 2 Conferências. Desde o início, o polo Baixada Literária assumiu a liderança dessa luta e dentro do Grupo de Trabalho Iguaçulendo, formado por representantes da sociedade civil, do executivo e do legislativo, construímos juntos o Plano, aprovado em Conferência Municipal  e entregue à Prefeitura em dezembro de 2013. Somente agora, foi finalmente votado pelo legislativo.
O projeto de lei relaciona os objetivos do PMLLLB, como a descentralização das ações de promoção da leitura, a formação de leitores, implantação de novas bibliotecas, a formação de mediadores de leitura, o incentivo à produção literária local, dentre outros. E enumerada as metas de curto, médio e longo prazos previstas no Plano, como a criação de um calendário permanente de eventos literários, lançamento de editais, apoio à publicação de autores, criação do setorial do PMLLLB no Conselho de Cultura, instituição de um Sistema Municipal de Bibliotecas, dentre outras. A dotação orçamentária para execução do Plano, prevista no projeto aprovado, é de 2% dos orçamentos da Secretaria de Cultura e da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu.

A aprovação do PMLLLB de Nova Iguaçu é uma vitória da perseverança e da luta dos setores da sociedade organizados em torno da causa do livro e da leitura

A aprovação do PMLLLB de Nova Iguaçu é uma vitória da perseverança e da luta dos setores da sociedade organizados em torno da causa do livro e da leitura que enfrentaram o desafio de articular com o poder público a construção de um mecanismo legal de garantia do direito à leitura na Baixada Fluminense. Mas ela não termina com sua aprovação. Agora, é preciso nos mantermos unidos para acompanhar e controlar sua execução no Setorial do Livro e Leitura, previsto para funcionar no Conselho de Cultura do município. Será mais um desafio que vamos levar à frente junto com todos os que colaboraram para que Nova Iguaçu se destacasse como a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a ter seu PMLLLB.

COMPARTILHAR

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

SOBRE

A Baixada Literária é uma Rede de Leitura que surgiu de uma necessidade da comunidade em desenvolver hábitos de leitura e melhorar a qualidade da leitura e escrita na população dos bairros periféricos do Município de Nova Iguaçu.