Realizamos a 4ª edição da Parada do Livro de Nova Iguaçu

Rede Baixada Literária

Os leitores das bibliotecas comunitárias foram mais uma vez às ruas na 4ª edição da Parada do Livro de Nova Iguaçu, no dia 6 de novembro. Como nos anos anteriores, um grupo animado por uma paródia musical, leitura de poesias e depoimentos, percorreu ruas do Calçadão no Centro da Cidade encerrando o cortejo na Praça Rui Barbosa, com revoada de balões coloridos e distribuição de livros e gibis.

A Parada do Livro é um evento importante para divulgação da luta por políticas públicas do livro e leitura, que culminaram com a aprovação no final do ano passado do PMLLLB – Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Nova Iguaçu. Mais uma vez, vive-se um impasse com o não cumprimento das metas de curto prazo previstas no PMLLB e a falta de mecanismos de controle social, já que o Conselho de Políticas Culturais do município não funciona.

Os protagonistas da Parada do Livro são os leitores das bibliotecas comunitárias que se mobilizam para produzir músicas, poesias, cartazes e fantasias para a caminhada. Seus depoimentos e participação são a prova da importância dos espaços de leitura públicos nos bairros. De microfone em punho, leram poesias, deram depoimentos e mostraram porque a leitura é parceira da cidadania.

 

Este ano, a Parada contou com a participação da equipe do polo Tecendo uma Rede de Leitura de Duque de Caxias

Este ano, a Parada contou com a participação da equipe do polo de leitura Tecendo uma Rede de Leitura, de Duque de Caxias, município da Baixada que também está em processo de construção de seu PMLLLB. Eles levaram gotas de poesia, distribuídas durante a caminhada e amarradas aos balões coloridos.

Para organizar a Parada do Livro contamos com a colaboração de muitas pessoas e instituições, a começar pelas organizações que mantém as bibliotecas comunitárias: CECOM, Sarita, AMRF, Acopchic e Centro Cultural Nossa Casa e o Instituto C&A. Este ano tivemos ainda a parceria da secretaria municipal de cultura, da equipe da Biblioteca Municipal Cial Brito, do vereador Marcelinho, que pelo segundo ano nos empresta seu ‘trenzinho da alegria’ com som e da Defesa Civil. E não haveria Parada do Livro sem o apoio e a confiança dos familiares de nossos leitores, crianças e jovens engajadas na causa da democratização da leitura.

Também tivemos apoio de divulgação na rádio Nacional do Rio de Janeiro, emissora da Empresa Brasil de Comunicação, onde a articuladora do Baixada Literária, Vanessa Vieira, falou sobre o evento no programa Tarde Nacional, da jornalista Luciana Valle.

COMPARTILHAR

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

SOBRE

A Baixada Literária é uma Rede de Leitura que surgiu de uma necessidade da comunidade em desenvolver hábitos de leitura e melhorar a qualidade da leitura e escrita na população dos bairros periféricos do Município de Nova Iguaçu.