EN DE PT ES
rede-baixada-literaria-negativo
Leitura como direito humano e ferramenta de transformação!

Nossa história…

O sentimento pela leitura como direito humano e ferramenta de transformação se tornou cada dia mais pulsante entre os mediadores e leitores que frequentam diariamente as bibliotecas comunitárias da Rede. As experiências vivenciadas nas atividades literárias (contação de histórias, jogos literários, saraus, concursos de poesias, bate papo com autores, visitas a feiras literárias) estimulam a imaginação e despertam o interesse na escrita e na leitura.
Durante esses anos as bibliotecas que integram a Rede buscaram aprimorar o trabalho, investindo na adequação dos espaços físicos, na organização e qualificação do acervo literário, na formação da equipe, na articulação, no enraizamento comunitário, na comunicação, na gestão
compartilhada e principalmente na Incidência política.

Destaques

Projeto “Livros pra voar”

Nesta Terça (24/04), aconteceu a primeira ação do Projeto “Livros pra voar”, na I Semana Municipal de Incentivo à Leitura e Escrita do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e Escrita, organizada pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu –FENIG em parceria com a Rede Baixada Literária.

Quem somos

A Baixada Literária é uma Rede de Leitura que surgiu de uma necessidade da comunidade em desenvolver hábitos de leitura e melhorar a qualidade da leitura e escrita na população dos bairros periféricos do Município de Nova Iguaçu. Incentivada pelo Programa Prazer em Ler do Instituto C&A se tornou um movimento literário no Município integrando vários atores em prol do livro, leitura, literatura e Bibliotecas.

A Rede  atua para contribuir com a democratização do acesso ao livro, a leitura  e a literatura, como Direito Humano.

Para incentivar a leitura promove diversas ações nas comunidades: Saraus Literários, “Ocupa Literatura”, Bate Papo com os autores, concursos de poesia, Roda de Leitura, Parada do Livro, Seminários, Contação de histórias, Jogos Literários e empréstimos de livros.

Com o lema “Direito à leitura pra transformação”, quer colaborar com a construção de uma cidade leitora.

A Rede Baixada Literária integra a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) que nasce para dar dimensão nacional ao trabalho de base para as mais de 100 bibliotecas comunitárias espalhadas por 4 regiões do Brasil.

Postagens recentes

Projeto “Livros pra voar”

Nesta Terça (24/04), aconteceu a primeira ação do Projeto “Livros pra voar”, na I Semana Municipal de Incentivo à Leitura e Escrita do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e Escrita, organizada pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu –FENIG em parceria com a Rede Baixada Literária.

Leia mais [+]

Doação de livros

Tem chegado livros para complementar o acervo das Bibliotecas. Esses foram doados para a Biblioteca Comunitária Professora Judith Lacaz…

Leia mais [+]

Nossos números

No ano de 2019, a Rede Baixada Literária, através da sua metodologia, atuou e impactou centenas de pessoas em diversas comunidades.

Os números são crescentes e a meta é levar o livro e o amor pela literatura ao máximo de pessoas e comunidades possível.

0
Leitores
0
Mediações de Leituras
0
Empréstimos de Livros

Fala leitor!!!

#dicadeleitura

Thiago Kuerques - Baixada Literária

Thiago Kuerques

"Eu recebi as piores notícias dos seus lindos lábios"

de Marçal Aquino
Celina Borges - Baixada Literária

Celina Borges

"Extraordinário"

de R.J. Palacio
Neto Arman - Baixada Literária

Neto Arman

"Capitães da Areia"

de Jorge Amado
Natasha Kohlmann - Baixada Literária

Natasha Kohlmann

"O mínimo que você precisa saber pra não ser um Idiota"

de Olavo de Carvalho

SOBRE

A Baixada Literária é uma Rede de Leitura que surgiu de uma necessidade da comunidade em desenvolver hábitos de leitura e melhorar a qualidade da leitura e escrita na população dos bairros periféricos do Município de Nova Iguaçu.